quinta-feira, 2 de junho de 2016

O "Papageno" de Lotte Reiniger




        É mesmo muito rico, belo, e de infindas possibilidades o mundo das artes. Mais cedo, fui informada pelo Google - assim como muitos de vocês, acredito -, que o dia de hoje, 2 de junho, é a data de aniversário de Lotte Reiniger, uma diretora alemã de filmes de silhuetas, feitos a partir de figuras de papel recortadas para projetar sombras. 
      Até então, nunca tinha assistido a uma animação de sombras feita com recortes de papel, apenas conhecia o recurso das sombras a partir de objetos. Pois, com que linda apresentação aos curtas com recortes e sombras pude ser agraciada, conhecendo o trabalho de Lotte Reiniger. E, igualmente, que aprazível experiência foi ser apresentada ao trabalho dela. 
     A projeção a partir das sombras de recortes de papel, me pareceu conseguir uma suavidade e delicadeza distinta daquelas feitas com objetos. Talvez pelo manejo mais delicado que a natureza do papel impinge aos usuários, e também, indubitavelmente, graças às (perceptíveis) delicadas mãos da diretora, as projeções acabam produzindo sequências de imagens de um modo suave, e formando uma sequência animada com um matiz de candura ingênua e bela.   
       Conheci de Lotte, ente outras animações suas de destaque, a filmagem da estória da Cinderela e do Papageno (ou, como é mais conhecido entre nós, "A Flauta Mágica", famosa ópera do caçador de pássaros metade homem metade pássaro, de Mozart) - esta última, diga-se de passagem, é uma de suas animações de maior destaque. A Charlotte, ou apenas Lotte Reiniger foi autora e diretora de mais de 40 filmes em sua carreira, e os produziu entre o fim da década de 1970 até perto do ano de sua morte, em 1981. Foi uma das principais pioneiras desse gênero de animações de sombras a partir de recortes de papel. 
       O Papageno de Lotte Reiniger é uma obra artística e delicada. As suas tesouras e as sombras conseguem produzir uma ópera de sombras da obra de Mozart; e ela é encantadora. Assistir às silhuetas ao som de Mozart, e ter, por instantes, como personagens de ópera, os recortes e as suas sombras, é uma experiência belíssima. 
      O enredo da versão de Lotte, da ópera originalmente em dois atos de Mozart, apresenta Papageno, o caçador de pássaros alegre e amante dos prazeres, apaixonando por Papagena, e salvando-a de inúmeras adversidades. Traz o retrato do casal de amantes se divertindo alegremente com a companhia um do outro e dos pássaros, em meio à floresta. É uma breve e ingênua história do estado de alegria instaurado pelo amor. 
        Sejam vocês também apresentados a "A film fantasy by Lotte Reiniger of the adventures of Papageno the jolly birdcatcher from "The Magic Flute":




2 comentários:

Eve disse...

Bruna, muito legal o vídeo. Não conhecia esta técnica, é bem diferente de tudo o que eu já vi. A postagem também está de parabéns pela explicação. Obrigada por compartilhar!
Um abraço!
=)

Bruna Caixeta disse...

Cara Vê,

que bom que gostou da opereta.

Para mim também foi tudo uma bela novidade.

Obrigada pela visita.

Um grande abraço.