domingo, 19 de abril de 2015

O amor e a vida genuínos, por Jetsunma Tenzin Palmo

 


            Antes mesmo de você dar continuidade à leitura de todo o texto desta postagem, por favor, assista ao vídeo acima com Jetsunma Tenzin Palmo [legendas são possíveis de serem ativadas!]. Falemos de Tenzin Palmo em seguida, tendo você também a conhecido (no caso de já não a conhecer) pessoalmente, através do breve vídeo.
        Foi desta forma o meu primeiro contato com Jetsunma Tenzin: através desse belíssimo vídeo no qual a monja discorre sobre o que seria o amor romântico e o amor genuíno, segundo essas terminologias usadas por ela mesma. Por e-mail, o meu muito querido primo, Ling Blues Neto, compartilhou comigo esse diálogo de Jetsunma sobre o amor, e então, vim a conhecê-la. A ele sou enormemente grata, e deixo aqui o meu agradecimento especial pela partilha, ao mesmo tempo que ainda abro um parêntese para falar do Ling. 
           O Ling talvez seja a pessoa com quem tive uma das mais longas e minuciosas conversas sobre a essência e o que de fato é o amor. Com esse meu muito querido, tão mais jovem que eu, aprendi lições gigantes sobre o sentimento; e sei, construímos juntos, compreensões e reflexões preciosas sobre a essência e o valor do sentimento na faceta em que se manifesta da forma a mais nobre e de fluidez e amplitude possível. Momentos grandiosos, eu e o Ling já vivenciamos conversando por horas sobre tópicos belos e tão humanos como esse do amor. Que se perpetue a hora da conversa que sempre buscamos ter. Ao meu querido, o abraço apertado que sempre lhe dou; a gratidão que sempre procuro manifestar pelas lições, as manifestas maturidade para vida tão jovem e alma limpa e forte que tem. Ling, um abraço e o meu obrigada.
             Quanto a Jetsunma Tenzin Palmo, informa-nos um site em que são divulgadas propagandas sobre palestras da monja pelo Brasil, algumas de suas informações biográficas, as quais transcrevo aqui:
            "Jetsunma Tenzin Palmo foi educada em Londres, tornando-se budista durante a adolescência. Em 1964 , aos 20 anos de idade, decidiu ir para a Índia para prosseguir seu caminho espiritual.
            Lá encontrou seu Guru, Sua Eminência Oitavo Khantrul Rinpoche, um grande Lama da Linhagem Drukpa, e tornou-se uma das primeiras mulheres Ocidentais a ser ordenada monja no Budismo Tibetano.
           Tenzin Palmo permaneceu com Khantrul Rinpoche e sua comunidade em Himachal Pradesh, Norte da Índia, por seis anos, quando então Khantrul Rimpoche a orientou para ir a Lahaul, no Vale dos Himalaias, a fim de desempenhar uma prática mais intensa. Ela permaneceu em Lahaul por vários anos, em um pequeno monastério, ficando em retiro durante os longos meses de inverno.
           Buscando maior isolamento e melhores condições para a prática, encontrou uma caverna nas proximidades do mosteiro, onde permaneceu por mais 12 anos, sendo que os três últimos foram em retiro restrito. Ela deixou a Índia em 1988 e foi morar na Itália, onde deu ensinamentos em vários centros de Dharma.
           Sua Eminência Khantrul Rinpoche antes de falecer, em 1980, em várias ocasiões, pediu para Tenzin Palmo iniciar um convento.
           Ela entendeu bem a importância disto e, em 1993, quando os Lamas do Monastério de Khampagar, no Himachal Pradesh, novamente lhe fizeram esta solicitação, ela estava preparada para realizar aquela formidável tarefa, e então começou, lentamente, a despertar interesse ao redor do mundo. Em janeiro de 2000, as primeiras monjas chegaram ao local. Em 2001, a construção do Convento Dongyu Gatsal Ling teve início e posteriormente foi abençoado por Sua Santidade Dalai Lama, que apoia Jetsuma Tenzin Palmo.
          Em fevereiro de 2008, Sua Santidade Gyalwang Drukpa, o líder espiritual e autoridade máxima da Linhagem Drukpa, concedeu a Tenzin Palmo o raro título de Jetsunma, que significa “Venerável Mestra”, em reconhecimento de suas realizações espirituais como monja e de seus esforços em promover o status das praticantes femininas no Budismo Tibetano.
          Tenzin Palmo passa a maior parte do ano no Covento Dongyu Gatsal Ling, viajando ocasionalmente para dar ensinamentos e angariar fundos para as necessidades contínuas das monjas e do Convento DGL (Dongyu Gatsal Ling)".
            Após ter assistido ao vídeo acima e gostado das considerações de Jetsunma Tenzin Palmo sobre o amor, eu assisti a mais outros vídeos nos quais ela palestra, ou mesmo é entrevistada sobre as questões as mais gerais sobre a vida humana. Gostei especialmente de uma conversa em que Tenzin Palmo fala sobre vida espiritual, e o que é, ou tem em diferença da vida cotidiana. As reflexões da monja, neste vídeo e em outros, transcendem opiniões características a determinada seita, para ganhar um debate e avaliação mais humana e conforme a vida comum de cada um de nós. Por se pretender a uma exposição, uma conversa sem apelos de persuasão ou mesmo conversão, proporcionando inclusive, pretexto para reflexões e opiniões particulares e pessoais a cada pessoa, as mais diversas e variadas, as falas e opiniões de Tenzin Palmo me agradaram e puseram com vontade de divulgá-las também em meu blogue, e junto a vocês que hora me leem. Que a serenidade dos gestos, a alegria tranquila e a lucidez da mente e fala de Jetsunma Tenzin Palmo inspire muitos dos que terão contato com ela.
          A mais um momento de conversa com a monja, em seu diálogo "Into the heart of life".

 

3 comentários:

Eve disse...

Bruna, que paz essa senhora transmite! E que reflexões valiosíssimas!
Obrigada por compartilhar. =)

Confesso que o segundo vídeo trouxe algo que eu estava precisando ouvir esses dias, que vou fazer questão de pontuar:

"Como poderei aprender a superar a raiva se não tiver ninguém para me aborrecer?
Quero dizer que é muito fácil ser paciente quando você está praticando totalmente sozinho. Não é?
Mas quando estiver lidando com outras pessoas que são bem chatas, irritantes e desagradáveis, em vez de pensar que elas são um obstáculo para você se tornar uma pessoa espiritualizada, reconheça que elas são uma oportunidade para você se tornar uma pessoa espiritualizada.
Porque como você poderia desenvolver essa importante qualidade da paciência, se não tivesse ninguém para te incomodar?
Portanto, em vez de vê-los como o inimigo, veja-os como seu professor espiritual. Pense, ah, obrigada por ser tão horrível! Agora eu posso realmente praticar."

L.B.N. disse...

Eu é que agradesse o presente que você é e se faz ser constante. Vejo a intensa e imensa importancia dessa postagem e feliz fico em ser parte disso, desse tema duplamente estudado e observado por nossas várias horas e histórias e posteriormente ao acaso se tornar refletido por outras pessoas. Minha intensão é essa, é servir coisas boas assim como a vida me serviu você, com toda certeza sei o que é amor porque tive pessoas como você na minha vida, pois o melhor do amor é que se descobre só quando é amado e um amante.
Novamente te agradesso por sempre estar. Acerta com tenta certeza o que dizer.
Um abraço infinito por horas presentes e um latento breve de saudade ardente, que nosso acaso se torne mais casos e encontotros, te amo, te amo e te amo, no nosso caso o sangue só foi coincidência!

Ling B. Neto.

Bruna Caixeta disse...

Ei, Vê,

a senhora Tenzin Palmo traz mesmo palavras de muita sabedoria.

Essas que você pontuou também soaram de muita lição para mim.

Fico contente pela sua atenta consideração às palavras dela.

Um grande abraço.

______________________________

Meu irmãozinho,

obrigada pelo seu lindo e afetuoso comentário. Foi recebido pelo coração.

Abraços cheios de muito amor e gratidão!