quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Bela Cozinha

               
                

                  Dando continuidade ao tema do cuidado com a alimentação, faço referência ao agradabilíssimo programa de culinária saudável Bela Cozinha, veiculado pelo canal GNT, todas às terças-feiras, às 22h. O programa tem à frente a filha do Gilberto Gil, (a simpática) Bela Gil, e atualmente estão sendo reprisados os episódios de sua primeira temporada. No dia 16 de setembro terão início as novas apresentações. 
                  A atração se desenrola como um almoço descontraído entre amigos, no qual ela prepara receitas saudáveis e recebe convidados famosos para discutir, sanar dúvidas ou mesmo ensinar questões sobre nutrição e saúde ligadas aos nossos hábitos alimentares. Entre as questões que pulularam na primeira temporada estiveram: qual o sentido de se evitar alimentos processados industrialmente? Por que é recomendada a ingestão de inhame com certa frequência? Quais os benefícios do feijão, além de ser uma ótima fonte de ferro? Como preparar pratos deliciosos com vegetais, ou mesmo plantas menos presentes no prato dos brasileiros, porém altamente nutritivos, tais como a bardana, por exemplo? Qual o benefício de consumir a couve-flor? E entre os convidados que possibilitaram essas perguntas, estiveram as presenças animadas de Fafá de Belém, Fernanda Torres, a do cantor Arlindo Cruz, a de Baby do Brasil, Serjão Loroza, entre outras figuras.
              Assistir ao Bela Cozinha é aprender a cozinhar pratos saudáveis, é ter acesso a receitas gostosas, além de truques culinários para tornar saborosa a ingestão de certos legumes, verduras, plantas, ou mesmo frutas, que muitas vezes são dispensados do cardápio diário por desconhecermos boas formas de prepará-los. Além do mais, acompanhar os episódios é se divertir com as conversas alegres e descontraídas de Bela com os convidados, e o ambiente sempre colorido e agradável de sua cozinha. 
              No episódio de número 1 do programa, Bela Gil trouxe uma apresentação sua, contou da sua formação e de suas influências, além de nos fazer uma introdução ao seu programa. Bela contou que todo o seu interesse por alimentação saudável se deveu à prática da Yoga, com a qual veio descobrir os benefícios físicos e mentais de uma alimentação saudável. Aos 18 anos, se mudou para Nova York, onde morou por quase oito anos. Tendo que cozinhar sua própria comida e querendo manter uma vida saudável, Bela resolveu se dedicar mais aprofundada e cientificamente ao universo da culinária e da nutrição, e se formou em Culinária Natural, pelo Natural Gourmet Institute, e em Nutrição e Ciência dos Alimentos, pela Hunter College. Suas influências culinárias mais marcantes, e que serão visíveis em seus pratos, são a Macrobiótica, a medicina Ayurveda e o Veganismo.
           Segundo palavras da própria Bela Gil, sua proposta no Bela Cozinha é oferecer a conjugação de uma culinária saudável, saborosa e prática. Em um ambiente luminoso, colorido, sempre bonito e alegre, de boa trilha sonora e com uma jovem moça de constante sorriso no rosto e belos vestidos, é a esse gênero de culinária que temos acesso, e, por ele, somos inspirados à boa, pois saborosa e saudável, alimentação. 
              Para conhecerem um pouco mais da Bela Gil e de sua Bela Cozinha, confiram o primeiro episódio de seu programa pelo link abaixo:
 
http://gnt.globo.com/programas/bela-cozinha/videos/3207245.htm

_____________________________________________ 

Em caso de terem se animado com o programa ao ponto de já querer pôr as sugestões em prática, ou mesmo para aqueles amantes da culinária saudável, por este link é possível ter acesso às receitas de Bela:

http://gnt.globo.com/programas/bela-cozinha/ultimas.html?#tipo=receita&pag=1

______________________________________________

A Bela Gil também mantém um blogue, com a mesma proposta de apresentação às questões da culinária saudável. Caso queiram conhecê-lo, basta acessar:

http://www.belagil.com/blog/

2 comentários:

cintia lais disse...

Bruna, que dica legal! Já estou assistindo ao primeiro episódio. :)

Bruna Caixeta disse...

Oi, Cintia!!

Uma bela surpresa a sua por aqui! Gratíssima pela visita!

Fico contente de saber que você já está assistindo à atração. Acho que você vai gostar bastante! Boa sessão!!

Um grande abraço!