sexta-feira, 7 de março de 2014

Tchaikovsky


         Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) foi um compositor russo e compôs trabalhos como sinfonias, balés, óperas e concertos, no gênero romântico. Alguns de seus trabalhos figuram entre as obras mais populares do repertório da música erudita. Para quem são, sequer, desconhecidos os títulos de balés tais como O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida e O Quebra Nozes? Todas eles consagraram Tchaikovsky e tiveram muita perpetuidade graças às melodias bem arranjadas, suaves e belas do compositor russo. 
        Tchaikovsky foi um talento precoce. Começou a ter aulas de piano aos cinco anos de idade, e em apenas três anos já conseguia ler partituras tão habilmente como seu professor. Desde muito cedo, o talento russo foi encorajado pelos pais a estudar música. Eles lhe compraram uma orquestrina e contrataram um instrutor. Ambos os pais de Tchaikovsky - Ilya Petrovich Tchaikovsky, seu pai, e Alexandra Andreyevna, sua mãe -, apesar de não seguirem a carreira musical, ou mesmo artística de outra natureza (o pai de Tchaikovsky era engenheiro de minas), tiveram educação nas artes e incentivaram o interesse dos filhos para a música.
          Em 1850, morando na então capital russa, Tchaikovsky entra para a Escola de Direto de São Petersburgo, onde estuda até 1859, e se mostra um excelente aluno - pelo que é reconhecido, pois, antes mesmo de se formar, é empregado como funcionário do Ministério da Justiça. Enquanto na Escola de Jurisprudência, a música deixa de ser prioridade em sua vida, embora Tchaikovsky a manteve como uma atividade de lazer, frequentando, com regularidade, a ópera com outros alunos. Pyotr também continuou seus estudos no piano com Franz Becker, um fabricante de instrumentos que visitava ocasionalmente a escola. 
       Em 1863 Tchaikovsky decide dedicar-se inteiramente à carreira musical. Opondo-se totalmente às expectativas da família, abdica da carreira jurídica e se matricula no Conservatório de São Petersburgo, onde permanece três anos. É no Conservatório que Tchaikovsky tem contato com as obras dos grandes mestres alemães, bem como com composições de Glinka, Meyerbeer, Schumann e Liszt. Foi aluno de Anton Rubinstein, em orquestração, e de Nikolai Zaremba. Depois de se formar no Conservatório, Tchaikovsky considerou voltar aos serviços públicos devido às suas necessidades financeiras, entretanto, foi-lhe oferecido, em 1866, um cargo de professor de teoria musical no Conservatório de Moscou, que foi mantido até 1878. Embora a oferta incluísse um salário de apenas 50 rubles por mês, aceitou-a. Foi nesta época em que recebeu a notícia da primeira apresentação pública de um de seus trabalhos, “Danças Características”, conduzida por Johann Strauss II em um concerto no Parque de Pavlovsk, em 11 de setembro 1865, e conheceu o Grupo dos Cinco, movimento nacionalista, composto por grandes músicos russos, que compartilhava do ideal de criar uma música fundada sobre o folclore nacional, contra a tutela e influência das escolas francesa e italiana.
         A primeira ópera de Tchaikovsky a sobreviver intacta foi "O Oprichnik", estreada em 1874. A primeira ópera que compôs, "Voyevoda", baseada em uma peça de Alexander Ostrovsky, foi estreada em 1869, mas o compositor ficou insatisfeito com a obra e, tendo usado apenas partes dela em trabalhos posteriores, destruiu o manuscrito. Em 1870 compôs "Undina", mas, igualmente, apenas alguns trechos da ópera foram apresentados, e ela, posteriormente, foi destruída. Só alguns anos mais tarde viria a compor mais obras, aceitá-las e torná-las públicas.
        Em 1876, Nikolai Rubinstein apresenta o compositor à baronesa Nadyezhda von Meck, que se sente profundamente atraída pela obra de Tchaikovsky. Inicialmente, a baronesa o incumbe de realizar transcrições para violino e piano, mas em seguida se converte em mecenas de Tchaikovsky; com ela mantém uma comunicação somente através de cartas (sem nunca se terem visto) por quatorze anos. Nesse mesmo ano de 1876, recebe o encargo de coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou, onde nasce o balé "O Lago dos Cisnes", de 1877. O mecenato da baronesa von Meck, que iria onerá-lo até 1892, possibilitaria Tchaikovsky dedicar-se exclusivamente à composição, e então, em 1878, decide deixar sua cátedra no Conservatório de Moscou. 

Original cast of Tchaikovsky's ballet, The Sleeping Beauty, Saint Petersburg, 1890.

       Apesar de seu desprezo pela vida pública, Tchaikovsky sentia uma profunda obrigação pessoal de promover a música russa e estabelecê-la no mundo musical. Por essa razão, atuou como diretor da filial de Moscou da Sociedade de Música Russa entre 1889 e 1900, e neste posto, o compositor convidou muitas celebridades internacionais para conduzir a orquestra nacional, entre eles, Johannes Brahms, Antonín Dvořák e Jules Massenet. Sua vida pública, que lhe daria também mais popularidade fora da Rússia, permite-lhe ser laureado e receber, em junho de 1893, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambridge, o último reconhecimento pelo seu trabalho. Poucos meses depois, em outubro do mesmo ano, sua saúde se agrava profundamente e, em 6 de novembro de 1893, Tchaikovsky morre aos 53 anos, em São Petersburgo.
      A celebridade desse notável nome erudito, assim como a de muitos outros gênios da composição sinfônica, sempre foi acompanhada de constantes crises pessoais e depressão, o que, especula-se até, o teria levado a cometer suicídio - embora a causa de sua morte até hoje seja um mistério, e se defenda mais unanimemente que ele teria morrido de cólera (doença causada por uma bactéria presente em água contaminada por dejetos fecais). Piotr Tchaikovsky perdeu prematuramente a mãe (o que lhe marcou muito) e sua homossexualidade sempre foi-lhe motivo de constantes desconfortos, seja pela obrigação que se via de mantê-la oculta da família e da sociedade, seja pela cobrança pessoal que se impunha - motivado pelas imposições sociais de seu século XIX -, de ter um casamento convencional, com uma mulher. 
        Aos 36 anos de idade, escreveria ao irmão, também homossexual e um de seus únicos confidentes: "Agora estou passando por um período muito crítico em minha vida. Eu vou entrar em mais detalhes mais tarde, mas por agora vou simplesmente dizer-lhe: eu decidi me casar. É inevitável. Eu tenho que fazer isso não apenas para mim, mas por você, Modest, e por todos aqueles que amo. (...) Como é terrível pensar que aqueles que me amam possam, por vezes, sentir vergonha de mim. Em suma, eu procuro casamento ou algum tipo de envolvimento público com uma mulher, para calar a boca de várias criaturas desprezíveis cujas opiniões não significam nada para mim, mas que estão em posição de causar sofrimento aos que estão perto de mim."
        A união de fachada aconteceu na Igreja de São Jorge, em Moscou, no mês de julho de 1877. Tchaikovsky casou-se com Antonina Milyukova, uma mulher de 28 anos, sua ex-aluna no Conservatório de Música de Moscou. Na verdade, ela o havia conhecido muito antes, quando tinha apenas 16 anos, na casa de amigos. Foi lá que se apaixonou platonicamente por ele, decidindo largar tudo pra estudar música ao seu lado. Anos depois de abandonar a escola por dificuldades financeiras, ela escreveu para o compositor, declarando seu envolvimento. Foi nesta ocasião que Tchaikovsky pensou numa possível companheira por conveniência. Alguns meses após o casamento, questões de dinheiro e uma incapacidade para compor agravaram a situação de insatisfação com o casamento e levou Tchaikovsky a níveis profundos de desespero. O casal viveu junto por apenas dois meses antes da crise emocional que o obrigou a deixar a cidade. Pyotr viajou para Clarens, na Suíça, para descanso e recuperação. Ele e Antonina permaneceram casados legalmente, mas nunca viveram juntos novamente e nem tiveram filhos."Somente agora, após meu casamento, começo a entender que nada é mais inútil do que não querer assumir como somos", terminaria por concluir.
           Enfim, uma alma melancólica e triste durante boa parte de sua vida, mas também maestra de composições de sucesso e prestígio universais, o mestre da música e da composição russas hoje ainda continua a ser uma grande referência para a música erudita, e suas obras, eternas belas aprazíveis canções. Para apreciar um pouco de seu trabalho, e mais uma vez deixá-lo vivo em nossa memória, disponibilizo uma de suas lindas composições para concerto, denominada "Violin Concert in D Major op. 35 - Andante", e uma das mais belas (e mais antigas) performances do Ballet Bolshoi para sua obra "O Lago dos Cisnes".





Nenhum comentário: