sábado, 22 de março de 2014

Lysia Condé

       


          Não são todos os dias que confiro novos cantores da música popular brasileira e sou surpreendida pela voz, ou mesmo pela qualidade musical do que ouço. Hoje mais cedo, no entanto, conheci um pouco do trabalho da cantora mineira, residente em Natal/RN, Lysia Condé, e fui surpreendida positivamente. 
       Em primeiro lugar, me encantou a doçura da voz e a delicadeza na pronúncia das palavras de Lysia. Em seguida, a interpretação suavizada da rítmica do choro, da MPB ou mesmo dos cantos de raiz ou domínio popular. Fiquei encantada com a cadência imprimida às canções e à sua interpretação doce, suave e delicada.
           No dia 15 de fevereiro, Lysia lançou em Natal um novo disco. Apenas traz seu nome e foto na capa. Conferi o teaser do lançamento pelo Youtube e gostei bastante. Ele é uma ótima fonte para conhecermos o trabalho da intérprete. Junto a ele também, outras duas performances de Lysia Condé, uma em tributo a Tico da Costa e outro a Chiquinha Gonzaga nos bem apresentam ao seu trabalho. Disponibilizo-as abaixo, em links.

https://www.youtube.com/watch?v=hS2LVV7x2tg

https://www.youtube.com/watch?v=h9y0fzXCZIc

https://www.youtube.com/watch?v=yi01XzEvk40

4 comentários:

Lívio Soares de Medeiros disse...

Que beleza, Bruna! A Lysia Condé me fez lembrar da sofisticação e da delicadeza da Roberta Sá: https://www.youtube.com/watch?v=--pbYoy8wE8

Grande abraço.

Bruna Caixeta disse...

Ei, Lívio! Bons ventos o trazem cá!

Bela comparação a que fez entre Lysia Condé e Roberta Sá, as duas cantoras, de fato, cintilam pela delicadeza e sofisticação. E que experiência agradável é ouvi-las, não?!

Obrigada por compartilhar aqui conosco essa ótima canção da Roberta Sá!

Grande abraço.

Unknown disse...

Olá, Bruna!
Descobri, por um acaso, seu comentário sobre meu trabalho e fiquei muito lisonjeada. Obrigada pelas palavras e por ter compartilhado suas impressões em seu blog. Se quiser conhecer meu CD lançado em fevereiro último, vc pode escuta-lo no link:
https://soundcloud.com/lysiaconde/sets/cd-lysia-cond-2014
Um forte e afetuoso abraço,
Lysia Condé

Bruna Caixeta disse...

Oi, Lysia!

Que surpresa boa! Nunca poderia imaginar que você, a cantora a quem faço referência na postagem, viria ao meu blogue, e mais, comentaria a postagem que lhe diz respeito. Uma grande e boa surpresa! Fique sabendo que muito me alegrou e deixou honrada sua visita ao "Brumas", seu retorno e suas palavras. Gratíssima por isso.

Aproveito para reiterar o grande apreço que tive pelo seu trabalho, pela sua voz. Parabéns pela beleza de ambos!

Achei excelente a sua iniciativa de me mandar o link que dá acesso ao seu CD. Depois de saber do lançamento e ter conhecido um pouco do seu trabalho através de vídeos aleatórios no YouTube, fiquei com vontade de conhecer todo o CD novo. Farei isso já.

Espero que um dia a vida me presentei com a oportunidade de conferir um show seu ao vivo. Enquanto isso não ocorre, desejo-lhe uma continuação gratificante de sua carreira artística, e que ela seja próspera.

Um abraço afetuoso (e honrado).