Uma das cenas do filme Sonata de Outono ("Höstsonaten", Suécia, 1978), de Ingmar Bergman, apresenta Charlotte (Ingrid Bergman) orientando sua filha, Eva (Liv Ullmann), em como tocar um dos prelúdios de Chopin, a saber, o "Préludium nr.2a, a-moll".
Charlotte faz a lição de piano à filha afirmando que para tocar tal prelúdio deve-se "ser calma, precisa e firme", além de que as notas tocadas precisam demonstrar que "há dor, mas sem parecer; e, depois, um breve alívio, que some de repente".
Com olhar atencioso, e não menos perscrutador das emoções íntimas atrás dessas recomendações, como atrás também das notas executadas no piano sequencialmente, Eva, finalmente parece obter conhecimento das emoções íntimas da mãe e compreender quem ela é, e que tipo de mãe fora no convívio com os filhos.
Charlotte empreendera a mesma atuação que sugeria à filha na execução do prelúdio. Fora uma mãe calma, soube ser precisa e firme nas suas ações, sem deixar aparecer a dor que sentia e os seus alívios efêmeros dos sofrimentos.
Amorosa, sempre pronta para oferecer benévolas palavras aos filhos, Charlotte, no entanto, aparentemente transferia afeto e atenção às crianças; insinuava gostar de ser mãe, da vida que tinha em família. O piano e os desafios de novas interpretações para músicas eram mais prazerosos para ela, entretanto. O prelúdio de Chopin, literalmente preludia essa revelação que Eva tem e confessará à mãe.
Descobrir-se-à, finalmente, que entre elas, existiu uma relação não de amor, mas ódio; felizmente, ao cabo, porém, essa mesma relação será repleta de esforços à compaixão.
Abaixo há o vídeo da cena de Charlotte ensinando como interpretar o prelúdio n.2 de Chopin (que originalmente é a versão de Käbi Laretei). A cena está com legendas em inglês, pois não há disponível esse fragmento apenas, em língua portuguesa. Todavia, em sequência ao vídeo, há uma versão em português das palavras de Charlotte, copiadas da versão brasileira do filme, e, ao fim da postagem, disponho um link de acesso à versão brasileira (completa) de Höstsonaten.
Boas sessões!
Charlotte:
Chopin era sentimental, mas não enjoativo.
O sentimento está longe da sentimentalidade.
O prelúdio fala da dor, não do devaneio.
Você deve ser calma, precisa e firme.
Veja os primeiros acordes.
Há dor, mas sem parecer.
Depois, um breve alívio.
Mas ele some de repente...
e a dor continua a mesma.
Controle total o tempo todo.
Chopin era orgulhoso, apaixonado...
aflito e muito viril, ele não era uma velhinha melosa.
Este prelúdio deve ser tocado para que quase pareça feio.
Ele nunca é agradável. Ele deve parecer errado.
Você precisa ser persistente e emergir triunfante.
Link para filme Sonata de Outono:
Nenhum comentário:
Postar um comentário