terça-feira, 6 de novembro de 2012

Gordon Parks

"Fotografias de Gordon Parks. Gordon Parks veio de uma família pobre, era filho de um jornaleiro, sendo o mais novo de 15 filhos. Conseguiu vencer a pobreza e o preconceito e se tornar um dos melhores fotógrafos do século XX. Foi o primeiro fotógrafo negro a trabalhar para revista Life e a produzir filmes para grandes estúdios de Hollywood. Para ele, tirar fotografias era uma forma de lutar contra a pobreza, o racismo e todas as formas de injustiças sociais."










Postagem baseada no post de Luis Nassif, disponível em: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-historia-do-fotografo-negro-gordon-parks

2 comentários:

Manoel Almeida disse...

Grande fotógrafo esse sujeito, hein, Bruna? Algumas imagens são icônicas! Adorei.

Aquele abraço e ótimo feriado!

Bruna disse...

Grande fotógrafo, Manoel, sem dúvida.

E, indubitavelmente também, que boa parte das imagens sejam icônicas. Observe por exemplo a quarta foto (de cima para baixo) em que Parks flagra, usando um espelho, o olhar triste, lamentoso e desesperançoso de uma menina atentando para a mulher - que provavelmente é sua mãe - rodeada de filhos numa casa, fácil se nota, onde não há espaço para tanta criança.

O flagrante pelo espelho permitiu que esse objeto funcionasse como uma espécie de janela de onde, ainda distante, fica sugerido que a menina vê sua condição/destino/futuro, que não é outra que a repetição/reflexo (daí também a visão através do espelho) da da mãe.

Imagem e menasagens fortes, não?! No mínimo, uma genial ilustração da vida pobre (em todos os sentidos).

Muito bom que tenha conferido e gostado das imagens, meu caro.

Abraço fraterno.
E ótimo feriado para você também.